PROGRAMA
CASA DE APOIO
AOS REFUGIADoS
ODS atendido:
Sobre o Projeto
O acolhimento de refugiado se dá conforme os procedimentos adotados para que eles sejam interiorizados respeitando aos Direitos Humanos. Não havendo distinção de classe social, cor, gênero, nacionalidade, religião, orientação sexual ou de qualquer outro tipo que anule os direitos fundamentais de uma pessoa.
Considerando isso, nosso modelo de interiorização, em parceria com o Refúgio 343 consiste no deslocamento dos abrigos para Brasília, a oferta de uma vaga de trabalho para pelo menos 01 membro familiar, a todas as redes sócio-assistenciais, familiar ou comunitária para o processo de autonomia regularizando a situação do refugiado no país.
O Levvo Instituto disponibiliza uma assistente social para realizar todo acompanhamento pois a família é oriunda de outro país e de imediato já encontra a barreira com o idioma como principal obstáculo. nesse caso os refugiados se veem limitados, podendo haver dificuldades para tratar sobre suas histórias pessoais, bem como a adaptação de toda família. Com este acompanhamento os refugiados se sentem mais seguros para começar uma nova vida.
A Casa de Apoio já acolheu 9 refugiados.
OBJETIVOS GERAIS
Acolher uma família venezuelana, dando oportunidade para reinserção sócio econômica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Garantir a sustentabilidade da ação bem como o fortalecimento da fase de acolhimento. Plano de Ação
- Disponibilizar uma assistente social para acompanhar e garantir que os direitos fundamentais do ser humano estão sendo exercidos.
- Conceder benefícios como habitação e assistência-alimentação por tempo determinado.
- Moradia e ajuda de custo para a pessoa contratada e sua família por um período de até seis meses.
- Apoio a colocação no mercado de trabalho e interiorização de venezuelanos adultos com suas famílias.
- Fornecer as informações sobre as condições de trabalho.
- Ajudar na socialização, informar e viabilizar a rede socioassistencial para o desenvolvimento social e comunitário da família.
PARCEIROS
. Refúgio 343
. ACNUR
. Sabin
. SAMDEL
. AVSI
. Santander